Equalis veterinaria

Ajustes na Imagem Ecocardiográfica – Frequência e Harmônica

Autor: Ilvio Vidal

A frequência de transmissão, também chamada de frequência fundamental, refere-se à frequência de operação do transdutor de imagem e a escolha deve estar baseada no porte do paciente. As frequências mais altas produzem melhor resolução de imagem, mas são incapazes de penetrar tão profundamente no corpo quanto as frequências mais baixas.

Transdutor com Baixa Frequência

 Transdutor com Alta Frequência

Com a disponibilidade de transdutores de banda larga, agora é relativamente fácil modificar rapidamente a frequência de transmissão. Os operadores devem começar com uma frequência de transmissão alta e depois ajustar para frequências mais baixas se for necessária uma penetração adicional da onda sonora. A frequência mais alta possível deve ser usada para imagens durante todo o exame.

Os sistemas de imagem modernos permitem a seleção de imagens harmônicas, onde as frequências de retorno que são múltiplas das frequências de transmissão (fundamentais) são usadas para criar a imagem de ultrassom. As frequências harmônicas são causadas pela distorção do feixe de som à medida que viaja pelos tecidos. A geração de imagens harmônicas geralmente usa a segunda frequência harmônica, que é o dobro da frequência fundamental. Os fabricantes reduziram a frequência fundamental dos transdutores para aumentar a penetração enquanto exibem o segundo harmônico de frequência mais alta.

Isso é especialmente útil em pacientes obesos ou com tecido muscular denso e geralmente produz imagens de maior qualidade. Como o grau de distorção harmônica é proporcional à intensidade do sinal refletido, os ecos especulares de energia mais alta nas bordas do tecido são aprimorados, enquanto o ruído de energia mais baixa é eliminado. Assim, a imagem harmônica resulta em uma imagem que parece mais clara com uma relação sinal-ruído maximizada.

Com as primeiras formas de imagens harmônicas, a resolução axial foi afetada negativamente pelas longas durações de pulso necessárias para a resolução de frequência. Formas mais recentes de imagens harmônicas de tecidos de largura de banda larga resolveram esse problema e permitem imagens de alta resolução axial com poucos artefatos. Recomenda-se que a ultrassonografia cardíaca seja realizada usando imagens harmônicas na frequência mais alta possível.

Imagem Fundamental

Imagem Harmônica

Compartilhe com um amigo

Telegram
WhatsApp
LinkedIn