Cardiomiopatia Hipertrófica Felina

Autor: Ilvio Vidal

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

As cardiomiopatias são um grupo heterogêneo de doenças miocárdicas com fenótipo e prognóstico variáveis. As cardiomiopatias são comuns em gatos, e as doenças cardiovasculares estão entre as 10 causas mais comuns de morte em gatos.

A cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é a doença cardíaca mais comum em gatos e é definida como hipertrofia concêntrica do ventrículo esquerdo (ou seja, parede ventricular espessa) na ausência de outras causas de hipertrofia concêntrica, incluindo hipertensão sistêmica, estenose aórtica, hipertireoidismo ou acromegalia.

O termo “cardiomiopatia hipertrófica” tornou-se mais prevalente na literatura veterinária na década de 1980, quando se reconheceu que existem outras formas de cardiomiopatias em gatos além da CMH, e que existem causas secundárias de hipertrofia concêntrica do ventrículo esquerdo que devem não ser rotulado como HCM. A CMH é uma doença miocárdica primária e provavelmente hereditária que não é secundária a doenças como hipertireoidismo ou hipertensão sistêmica, que causam um aumento compensatório secundário na espessura do músculo ventricular (isto é, hipertrofia concêntrica).

CHM é uma doença hereditária em gatos Maine Coon, Ragdoll, Pêlo Curto Americano, e muitos outros gatos de raça pura são predispostos. Apesar de hereditária, não é uma doença congênita presente ao nascimento. Em vez disso, é uma doença do desenvolvimento que ocorre à medida que o gato envelhece, em qualquer momento durante sua vida, desde a adolescência até a geriatria.

A CMH produz disfunção diastólica, uma diminuição da capacidade do coração de se encher normalmente de sangue durante o relaxamento. A disfunção diastólica pode levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, uma vez que as pressões de enchimento do ventrículo esquerdo são aumentadas para qualquer volume de sangue no ventrículo, que é transmitido de volta à pressão elevada no átrio esquerdo e nas veias pulmonares. Uma vez que a pressão venosa pulmonar (e a pressão de enchimento diastólica do ventrículo esquerdo) excede ∼25 mm Hg, desenvolve-se edema pulmonar cardiogênico.

Gatos com CMH grave e aumento atrial esquerdo moderado a grave correm o risco de desenvolver um trombo no átrio/aurícula esquerda, que muitas vezes se desloca para a trifurcação aórtica distal. A formação de trombo pode ocorrer quando há uma anormalidade em um ou mais dos componentes da Tríade de Virchow, que incluem: hipercoagulabilidade, lesão endotelial e estase sanguínea.

Sopro sistólico é a anormalidade mais comum no exame físico e está presente em 47-72% dos gatos com CMH. O sopro é causado por obstrução da via de saída do ventrículo esquerdo, que é tipicamente devido ao movimento sistólico anterior (SAM) da válvula mitral e, menos comumente, por uma VSVE estreitada devido à hipertrofia do septo basilar. O ritmo de galope é a segunda anormalidade de auscultação mais comum e está presente em aproximadamente 1/3 dos gatos com CMH. As arritmias também podem estar associadas a cardiomiopatias.

A ecocardiografia é o exame mais útil e sensível para o diagnóstico de CMH em gatos. A ecocardiografia idealmente deve ser realizada por operadores treinados em gatos não sedados em condições silenciosas, e os gatos devem ser manuseados com o mínimo de contenção. Quando necessário, a sedação do gato pode ser considerada para exame ecocardiográfico. Como a hipertrofia é concêntrica, o tamanho cardíaco total pode ser normal nas radiografias torácicas até que se desenvolva dilatação moderada do átrio esquerdo.

O tratamento de gatos com cardiomiopatia subclínica é controverso porque faltam evidências. O estadiamento dos pacientes deve ser realizado segundo as diretrizes do Colégio Americano de Medicina Veterinária Interna (ACVIM) e o tratamento elaborado deve seguir de acordo com o estágio de desenvolvimento proposto por este consenso.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]