Ajustes na Imagem Ecocardiográfica – Faixa Dinâmica (DR)
Um importante parâmetro que ajusta a aparência dos tons de cinza na imagem é a configuração da faixa dinâmica. Em alguns sistemas de ultrassom, esse controle é chamado de “compressão”.
Essa configuração altera a proporção entre as amplitudes de eco mais altas e mais baixas recebidas na imagem. Uma configuração de faixa dinâmica baixa produz uma imagem muito preto e branco (alto contraste). Isso pode ser benéfico para estudos difíceis com qualidade de imagem marginal. Uma configuração de intervalo dinâmico alto produz uma imagem com mais tons de cinza, o que significa que um intervalo menor de amplitudes é atribuído a um determinado tom de cinza que compõe a imagem.
DR Alto
DR Baixo
Para imagens cardíacas, as configurações de faixa dinâmica devem ser definidas para fornecer tons de cinza suficientes para discernir melhor as bordas do endocárdio e a interface líquida. Poucos tons de cinza podem resultar em sub-representação ou ausência de estruturas sutis de baixa amplitude (por exemplo, um segmento de paredes finas, trombo ou vegetação), enquanto muitos tons de cinza podem fazer com que a imagem pareça “desbotada, ” às vezes eliminando a diferenciação precisa entre o miocárdio compactado e não compactado.
DR 40dB
DR 50dB
DR 60dB
DR 70dB