ECG ou ECO: Qual Devo Solicitar?
O coração possui uma estrutura, chamada de MARCAPASSO, que é a responsável pela geração dos impulsos elétricos. Esses impulsos percorrem todo o miocárdio promovendo um fenômeno chamado de despolarização, que têm como objetivo promover a ativação mecânica da musculatura através do ACOPLAMENTO ELETROMECÂNICO. Toda atividade mecânica deve ser precedida de uma atividade elétrica e desta forma ordenar o ritmo cardíaco de acordo com as despolarizações realizadas.
O Eletrocardiograma é o exame que avalia a atividade elétrica do coração e desta forma podemos definir a frequência cardíaca, ritmo, amplitudes e durações dos fenômenos ocorridos durante o ciclo cardíaco. É um exame indolor, não invasivo e de suma importância para avaliação de animais com doenças cardíacas.
O Ecocardiograma é o exame que faz uma avaliação estrutural e funcional do coração através da emissão de feixes ultrassônicos que são representados de forma dinâmica na tela do equipamento, ou seja, é um exame ultrassonográfico do coração que visa uma análise qualitativa e quantitativa do funcionamento do coração.
Pacientes com doenças cardíacas podem apresentar arritmias que levam ao desmaio (síncope) e essas arritmias nada mais são do que alterações na formação e/ou condução do impulso elétrico. Essas alterações somente podem ser identificadas, com precisão, através do exame eletrocardiográfico. Da mesma forma esses pacientes também apresentam alterações estruturais e/ou funcionais, que devem ser identificadas e graduadas através do exame ecocardiográfico.