ESPOROTRICOSE CANINA

Autor: gleidson

A esporotricose é uma micose subcutânea causada por fungo dimórfico do complexo Sporothrix schenckii que acomete cães e gatos, além do homem. As principais espécies de importância no Brasil são Sporothrix schenckii sensu strictoS. brasiliensisS. globosa e S. luriei.

O fungo é encontrado disposto no solo, tronco e raízes de árvores e durante muitos anos, foi responsável por causar lesões cutâneas em humanos e animais que se machucavam acidentalmente, inoculando o fungo na pele. O hábito natural de gatos afiarem as unhas e cavar o solo para enterrar seus dejetos facilitou o contato dos felinos com o agente e a auto-inoculação. Existindo uma população importante de felinos semi-domiciliados no país, houve uma disseminação do fungo entre eles e hoje é uma epizootia reconhecida em diferentes estados brasileiros. A proximidade natural de felinos com o homem, seus hábitos de arranhadura e a carga fúngica elevada nas lesões tornaram os gatos, quando infectados, potenciais veiculadores do fungo.

Com a doença disseminada entre os felinos em algumas regiões do país, o número de cães com diagnóstico de esporotricose também vem aumentando, o que preocupa a classe médica veterinária pela variabilidade de sinais clínicos e diagnóstico desafiador nesta espécie. O relato das infecções em cães normalmente está associado ao contato traumático com felinos infectados.

Em cães, a doença assume, em geral, uma evolução mais benigna. As lesões cutâneas iniciam-se como pápulas, nódulos ou bolhas que se rompem e que drenam conteúdo serosanguinolento. Podem evoluir para lesões nodo-ulcerativas, exsudativas e crostosas mais localizadas, principalmente no focinho e face (Figura 1).

Sinais Figura 1. A Lesões nodo-ulcerativas em face dorsal do pavilhão auricular direto de cão com esporotricose. B Úlcera em plano nasal de cão com esporotricose.clínicos

Além disso, o espelho nasal pode alterar a conformação anatômica, sem ulcerar, tornando-se tumefeito e liso superficialmente (Figura 2).

Figura 2. A e B. Espelhos nasais de cães com esporotricose demonstrando alterações anatômicas, eritema e tumefação.

Figura 3. A. Múltiplas ulcerações faciais com formação de crostas hemáticas e perda importante de tecido do espelho nasal de cão com esporotricose. B. Lesões ulcerativas difusas em membros anterior e posterior de cão com esporotricose.

Esses padrões dermatológicos podem se repetir em outras doenças cutâneas, aumentando a lista de diagnóstico diferenciais como demodiciose, leishmaniose, doenças auto-imunes e neoplasias.

A evolução da doença pode se comportar de maneira distinta aos felinos. Cães com esporotricose podem ter lesões que não progridem ou que não se disseminam por muitos meses, o que não se costuma ver nos gatos. Outra diferença importante é a falta de contágio dos contactantes humanos ou animais, o que pode ser justificada pela carga fúngica escassa e a falta de inoculação pelos cães infectados.

Diagnóstico e tratamento

O exame citológico das secreções obtidas de lesões primárias pode ser uma opção diagnóstica, mas a quantidade de levedura é reduzida, diminuindo a sensibilidade do teste.

Dessa forma, o cultivo micológico das secreções ou fragmentos das lesões é o teste de eleição para o diagnóstico da esporotricose, uma vez que possui alta sensibilidade e é o único método de diagnóstico que permite a identificação da espécie envolvida. Uma desvantagem em relação aos outros métodos é que o crescimento da colônia pode demorar, retardando o diagnóstico da doença.

Nos casos em que existe a suspeita de esporotricose e as leveduras não foram visualizadas em exame citológico, o médico veterinário poderá retirar fragmentos das lesões através de biópsia cutânea e encaminhar para avaliação histopatológica. A coloração tradicional de hematoxilina-eosina pode ser suficiente para o diagnóstico, porém colorações especiais como ácido periódico de Schiff evidenciam as leveduras e facilitam a identificação.

A droga de eleição para o tratamento da esporotricose é o itraconazol. Em cães a dose é 10mg/Kg a cada 24h.

Em geral, é recomendado que o tratamento seja mantido por pelo menos quatro semanas após remissão clínica da doença.

Referências

Ferreiro L, Spanamberg A, Alves SH, Santurio JM. Diagnóstico micológico. In: Larsson CE, Lucas R. Tratado de medicina externa. 1.ed. São Paulo: Interbook; 2016. p. 17-74.

Gremião IDF, Rocha EMS, Montenegro H, Carneiro AJB, Xavier MO, Farias MR, Monti F, Mansho W, Pereira RHMA, Pereira SA, LOPES-BEZERRA LM. Guideline for the management of feline sporotrichosis caused by Sporothrix brasiliensis and literature revision. Brazil J Microbiol. 2020.

Gross TL, Ihrke PJ, Walder EJ, Affolter VK. Skin Diseases of the Dog and Cat: Clinical and Histopathologic Diagnosis. Oxford: Blackwell Science Ltd; 2008.

Larsson, CE. Esporotricose. In: Larsson CE, Lucas R. Tratado de medicina externa. 1.ed. São Paulo: Interbook; 2016. p. 295-309.

Mascarenhas MB, Lopes NL, Pinto TG, Costa TS, Peixoto AP, Ramadinha RR, Fernandes JI. Canine sporotrichosis: report of 15 advanced cases. Pesq. Vet. Bras. 2018;38(3):477-481.

Marimon R, Cano J, Gené J, Sutton DA, Kawasaki M, Guarro J. Sporothrix brasiliensis, S. globosa and S. mexicana three new sporothrix species of clinical interest. J Clin Microbiol. 2007;45(10):3198-3206.

Ramos ACMO, Oliveira IVPM, Reis-Lima RK, Paula VV, Filgueira KD. Zoonotic transmission of canine sporotrichosis in northeastern Brazil. Acta Vet Brasil. 2017;11(1):79-84.

Santos EMS. Esporotricose. In: Mencalha RN. Atlas de dermatotologia de cães e gatos – de A a Z. 1.ed. Curitiba: Medvep; 2019. p. 115-120.

Schubach TMP, Schuback AO, Okamoto T, Barros M, Figueiredo FB, Cuzzi T, Pereira S, Santos IB, Paes RA, Leme LRP, Wanke B. Canine sporotrichosis in Rio de Janeiro, Brazil: clinical presentation, laboratory diagnosis and terapeutic response in 44 cases (1998-2003). Med Mycology. 2006;44:87-92.

Scott DW, Miller WH, Griffin CE. Small animal dermatology. Philadelphia: Saunders, 2001.

Souza EW, Borba CM, Pereira SA, Gremião IDF, Langohr IM, Oliveira MME, Oliveira RVC, Cunha CR, Zancopé Oliveira RM, Miranda LHM, Menezes RC. Clinical features, fungal load, coinfections, histological skin changes, and itraconazole treatment response of cats with sporotrichosis caused by Sporothrix brasiliensis. Scient Report. 2018;8(1):9074.

Tyler RD, Cowell RL, Meinkoth JH. Lesões cutâneas e subcutâneas. In: Cowell RL, Tyler RD, Meinkoth JH, DeNicola DB. Diagnóstico citológico e hematologia de cães e gatos. 3.ed. São Paulo: Medvet; 2009. p. 78-111.